quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

E foi assim o Som & Silêncio na Ilha da Madeira...



A participação da artista Paula Teixeira na Escola do EB1/PE do Foro veio enriquecer e abrir mentalidades à diferença e inclusão de pessoas portadoras de deficiência junto da nossa comunidade educativa.
Hoje em dia, falar de deficiências ainda levanta muitos preconceitos e rejeição de atitudes, tantos nos cidadãos comuns como nos intervenientes (família) dos processos. Quando nasce uma criança deficiente, os pais perdem o filho desejado “sonhado” e os irmãos, família envolvente ficam assustados, perturbados, indignados, pois não era isso que estava a espera.
Assim, a cantora e intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Paula Teixeira, apresentou no dia 7 de Dezembro o projecto “Som & Silêncio” na escola do EB1/PE do Foro, uma iniciativa que já desenvolve desde 2005 e que alia os dois mundos da carreira desta artista: a música e a Língua Gestual. Paula Teixeira cantou, ensinou palavras como: “os dias da semana”, “bom dia” “boa tarde”, “boa noite”, “obrigado”, “gosto muito de ti”, “ diversos animais” e até ensinou o abecedário em Língua Gestual para que todos conseguissem fazer por gestos o seu próprio nome.
Os alunos criaram uma música para marcar a "Semana Regional de Pessoas com Deficiência" e pediram à Paula Teixeira que traduzisse o refrão para Língua Gestual para que possam todos aprender. (vídeo acima publicado)
A escola do Foro, dito pela artista Paula Teixeira «foi a primeira desta iniciativa e será, para já, a única na Madeira» a apresentar este projecto, no entanto esta espera voltar, para um concerto grande, porque foi muito bem recebida, bem como para outras sessões de Som & Silêncio noutras escolas.
Perante esta iniciativa, as crianças tendo aprendido o básico da Língua Gestual, têm transportado para o seu dia-a-dia este tipo de comunicação.
É desta forma que a Nova Frente Juvenil encara com sucesso este projecto da Paula Teixeira e se sente orgulhosa por ter feito parceria com o Som & Silêncio, pois é assim que “Marcamos Diferença com Pessoas Diferentes”.
Agradecemos a toda a organização deste lançamento do projecto, na pessoa da Drª. Susana, e todo o apoio do Governo Regional da Madeira, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia do Jardim da Serra, Casa do Povo do Jardim da Serra, Restaurante “As Vides”, Dorisol Hotels, Grupo Musical Som & Mar, O Liberal e sem dúvida um agradecimento especial a toda a comunidade educativa!
Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário