quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que é o Som & Silêncio?

A cantora Paula Teixeira, desenvolve desde 2005 um projecto multigeracional que alia os dois mundos da sua carreira – a música e ausência de sons. Chama-se SOM & SILÊNCIO.
Este projecto consiste num concerto acústico, mas muito pedagógico, onde Paula Teixeira apresenta os seus temas musicais a crianças, jovens e adultos, convidando-os a viajar por estes dois mundos aparentemente opostos, numa comunhão entre a Música e a Língua Gestual Portuguesa. O público é levado a descobrir novos horizontes de aprendizagem e partilha, dando um novo significado à palavra Comunicação.
Esta iniciativa pode ter lugar em auditórios, salões de escolas, bibliotecas, museus, ao ar livre e outros locais, desde que se reúnam as condições técnicas e logísticas necessárias para o desenrolar desta acção.
A actividade tem uma duração e um número de espectadores variável, adequado ao espaço e objectivos da entidade promotora. No Som & Silêncio dão desenvolvidas várias dinâmicas pedagógicas, artísticas e lúdicas, adaptadas ao público-alvo e contexto da acção, dando sempre espaço e liberdade para responder às expectativas e curiosidades dos espectadores. A cantora apresenta-se normalmente acompanhada por dois músicos, apesar de por vezes convidar amigos cantores para pontualmente participarem no projecto.
O espectáculo tem viajado por todo o país com grande receptividade, cumprindo o mais dos objectivos propostos – a constituição para a consciencialização e educação social de crianças, jovens e adultos. Nesta sociedade de informação e na chamada era da globalização podemos e devemos chegar a todos, promovendo igualdade de direitos e oportunidades, valorizando as diferenças. O Som & Silêncio nasceu essencialmente para ser promotor da educação inclusiva, usando como ferramenta a mais universal de todas as linguagens – a música.

Sem comentários:

Enviar um comentário