quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

E foi assim o Som & Silêncio na Ilha da Madeira...



A participação da artista Paula Teixeira na Escola do EB1/PE do Foro veio enriquecer e abrir mentalidades à diferença e inclusão de pessoas portadoras de deficiência junto da nossa comunidade educativa.
Hoje em dia, falar de deficiências ainda levanta muitos preconceitos e rejeição de atitudes, tantos nos cidadãos comuns como nos intervenientes (família) dos processos. Quando nasce uma criança deficiente, os pais perdem o filho desejado “sonhado” e os irmãos, família envolvente ficam assustados, perturbados, indignados, pois não era isso que estava a espera.
Assim, a cantora e intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Paula Teixeira, apresentou no dia 7 de Dezembro o projecto “Som & Silêncio” na escola do EB1/PE do Foro, uma iniciativa que já desenvolve desde 2005 e que alia os dois mundos da carreira desta artista: a música e a Língua Gestual. Paula Teixeira cantou, ensinou palavras como: “os dias da semana”, “bom dia” “boa tarde”, “boa noite”, “obrigado”, “gosto muito de ti”, “ diversos animais” e até ensinou o abecedário em Língua Gestual para que todos conseguissem fazer por gestos o seu próprio nome.
Os alunos criaram uma música para marcar a "Semana Regional de Pessoas com Deficiência" e pediram à Paula Teixeira que traduzisse o refrão para Língua Gestual para que possam todos aprender. (vídeo acima publicado)
A escola do Foro, dito pela artista Paula Teixeira «foi a primeira desta iniciativa e será, para já, a única na Madeira» a apresentar este projecto, no entanto esta espera voltar, para um concerto grande, porque foi muito bem recebida, bem como para outras sessões de Som & Silêncio noutras escolas.
Perante esta iniciativa, as crianças tendo aprendido o básico da Língua Gestual, têm transportado para o seu dia-a-dia este tipo de comunicação.
É desta forma que a Nova Frente Juvenil encara com sucesso este projecto da Paula Teixeira e se sente orgulhosa por ter feito parceria com o Som & Silêncio, pois é assim que “Marcamos Diferença com Pessoas Diferentes”.
Agradecemos a toda a organização deste lançamento do projecto, na pessoa da Drª. Susana, e todo o apoio do Governo Regional da Madeira, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia do Jardim da Serra, Casa do Povo do Jardim da Serra, Restaurante “As Vides”, Dorisol Hotels, Grupo Musical Som & Mar, O Liberal e sem dúvida um agradecimento especial a toda a comunidade educativa!
Até breve!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Apresentação do Som & Silêncio será na Madeira!!



A cantora Paula Teixeira, desenvolve desde 2005 um projecto multigeracional que alia os dois mundos da sua carreira – a música e ausência de sons. Chama-se SOM & SILÊNCIO e vai promovê-lo e apresentá-lo já nos próximos dias 06 e 07 de Dezembro na Ilha da Madeira.

A organização estará a cabo da Escola EB1/PE do FORO, Jardim da Serra . Esta presença na Madeira vem no seguimento do projecto “Porta Aberta” que se uniu à Semana Regional da Pessoal Com Necessidades Especiais.

A Paula Teixeira e seu grupo serão recebidos por diversas entidades nomeadamente um representante do Governo Regional da Madeira, Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Vereadora da Cultura de Câmara de Lobos, Directora da D.R.E.E.R., Coordenadora do CAP de Câmara de Lobos, Presidente da Junta do Jardim da Serra, Elemento Responsável pela Secretaria do Turismo, Elemento Responsável pela PSP, Delegada Escolar de Câmara de Lobos, entre outros.


Programa:

Dia 6 de Dezembro

20:00 – Chegada ao Aeroporto da Madeira

21:30 – Apresentação do recente álbum “Simplesmente Eu” na FNAC da Madeira

           Chegada ao Hotel Dorisol Estrelícia



Dia 7 de Dezembro

10:00 – Visita guiada e paragem na Cidade do Funchal

Roteiro
- Paragem no Mercado dos Lavradores;
- Viagem de Ida no Teleférico para o Monte;
- Visita à Fundação Berardo;
- Descida do Grupo Paula Teixeira nos carros dos Cestos;
- Viagem do Terminal dos carros dos cestos em direcção ao Instituto dos Vinhos.

13:00 – Almoço Típico Madeirense com Paula Teixeira e respectivo Grupo e Entidades Oficiais que integram o projecto (Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia e Casa do Povo do Jardim da Serra) no Restaurante “AS VIDES”, no Estreito de Câmara de Lobos.

14:30 – Recepção da Paula Teixeira na Escola EB1/PE do FORO pelos alunos da escola e Entidades convidadas.

14:45 – Apresentação do Projecto Som & Silêncio.

18:30 – Regresso ao Aeroporto da Madeira.

A organização agradece todos os apoios recebidos para este evento: Secretaria Regional de Educação e Cultura, DREER, O Liberal, Junta de Freguesia da Serra, Câmara Municipal de Lobos, Casa do Povo de Jardim da Serra, As Vides, Dorisol Hotels e Grupo Musical Som & Mar.

É desta forma que se constrói uma sociedade inclusiva! Obrigado Madeira!

Câmaras de Lisboa e Azambuja apoiam Som & Silêncio!



A Câmara Municipal de Lisboa e de Azambuja também mostraram interesse em apoiar o Projecto Som & Silêncio, fazendo com que estas sessões musicais e pedagógicas cheguem às suas escolas!

A Nova Frente Juvenil agradece todo apoio que estas e outras Câmaras Municipais nos têm dado!

Brevemente informamos as primeiras datas do Som & Silêncio!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Paula Teixeira Lança o seu 3º Álbum!



Paula Teixeira lança o álbum “Simplesmente Eu” Na noite de 9 de Novembro cerca três centenas de pessoas aplaudiram a cantora Paula Teixeira na apresentação ao vivo do seu novo trabalho “Simplesmente Eu”. O Musicbox em Lisboa foi o espaço escolhido para tocar ao vivo os onze temas que compõe este novo trabalho. Depois de 7 anos sem gravar, este novo disco é a prova de que a espera compensa e já está à venda nas lojas.

O primeiro single "Sombra (do meu vento)" já tem videoclip e este foi apresentado em primeira mão pela jornalista Fernanda Freitas antes do concerto começar. Paula Teixeira entrou em palco "em personagem" pois encenou que ainda estava no camarim a preparar-se para o espectáculo enquanto cantou o tema que dá nome ao disco "(Apenas) Simplesmente Eu". Tocou djembe em "Sombra do meu vento". Traduziu sempre que pôde as suas letras para língua gestual portuguesa ou recorreu à ajuda de uma intérprete no palco para que nada escapasse aos muitos surdos que ali estiveram no público a apoia-la, como já vem acontecendo há largos anos. Em "Pouco Corpo Para Tanta Alma" cantou o dueto português/castelhano com Jaume Pradas - o produtor/director musical deste álbum e compositor e autor de muitos das canções deste disco - que é também o seu baterista. Um dos momentos mais especiais do concerto foi quando Paula Teixeira convidou a filha de António Feio - Kiki Feio - para cantar com ela a música "Ugly Blues" - o único tema em inglês do álbum que a Paula escreveu aos 16 anos - que conta com a participação do actor na guitarra. Uma homenagem sentida! Já no encore e depois dos agradecimentos – onde constou o Centro Cristão da Cidade – Paula Teixeira também tocou guitarra no tema "Amor Supremo" e falou da importância que é cada um de nós ter o seu próprio amor supremo confessando que ela tem o seu. Vale mesmo a pena descobrir este e todas as faixas deste “Simplesmente Eu”, deste tão “simplesmente Paula”. É uma excelente prenda para este Natal – um álbum de música portuguesa de grande qualidade cheio de letras com mensagens transformadoras.

SOBRE O NOVO DISCO…
Tanto em formato CD como ao vivo, o novo trabalho de Paula Teixeira apresenta a fusão de sonoridades vindas do “Pop” e do “World Music”; no entanto, a cantora não esquece a sua essência Pop-Rock que tanto a caracterizou durante anos, assim como a energia que representa a sua voz e a sua personalidade. Este disco, estes sons, são viagens sonoras cheias de momentos únicos; a paixão pela música e por uma mensagem cheia de conteúdo, são alguns dos ingredientes que se podem saborear ao ouvir este disco. O álbum conta com a participação de músicos de excelência, com provas dadas nacional e internacionalmente, mas acima de tudo, respeitados pela sua qualidade profissional. Nomes como Filipe Raposo, Toni Pinto, Nuno Oliveira, Nelson Canoa, Patricias SA, Tó Cruz, entre outros, fazem parte do leque de músicos que Paula Teixeira escolheu para o seu novo álbum de originais. Também Ruy de Carvalho e António Feio entraram nesta aventura musical, com uma prestação única e ao nível a que já nos habituaram. Para realizar este disco - uma espécie de sonho cheio de recantos a explorar - e tendo em vista a entrada no mercado hispânico e latino-americano, Paula Teixeira foi buscar o produtor, músico e cant-autor catalão Jaume Pradas. Portugal reconhece-o pelos trabalhos realizados com Ala dos Namorados, Dulce Pontes, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Susana Félix, entre muitos outros artistas. Ainda com Jaume Pradas, Paula Teixeira canta um dueto em castelhano e português.Paula Teixeira é a única cantora no mundo que consegue chegar à comunidade surda cantando as suas canções em língua gestual. Esta é uma forma não só de tornar mais dinâmico o seu espectáculo como mais abrangente o seu público, chegando a mais de um milhão de surdos. Sensibilizar a comunidade ouvinte para a universalidade da música é também um dos seus objectivos.

O disco é a materialização da espera e do sonho. Os seus concertos serão a materialização deste disco. Ambos são Paula Teixeira.


Videoclip "SOMBRA (DO MEU VENTO)"
http://www.youtube.com/watch?v=XAdbaKCuDgU

sábado, 30 de outubro de 2010

Câmaras Municipais juntam-se ao Som & Silêncio!

Após algumas audições de apresentação do Projecto Som & Silêncio, a Associação Nova Frente Juvenil já conta com o apoio de quatro Concelhos: Vila Franca de Xira, Loures, Odivelas e Mafra!
As sessões de Som & Silêncio irão chegar às escolas destes quatro Concelhos rapidamente, sendo Vila Franca de Xira o primeiro a dar este passo com data a anunciar brevemente!
Também existem outros concelhos em que o projecto ainda está a ser analisado e que esperemos ter notícias positivas! São eles: Salvaterra de Magos, Arruda dos Vinhos, Almada e Cartaxo. O Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, e a Fundação CEBI de Alverca, também estão com o projecto em fase de análise.
A todos os Presidentes de Câmara, Vereadores e Técnicos que nos receberam para apresentar este projecto… o nosso muito obrigado!


Governo Civil de Lisboa Apoia Som & Silêncio!

“O Governador Civil de Lisboa considera que o projecto “Som e Silêncio” tem todo o potencial de se constituir num factor de educação cívica dos nossos jovens e de promover uma sociedade mais inclusiva, tolerante e solidária.
Num Mundo em que o ruído, nas suas diversas expressões, é uma constante, o projecto é uma excelente oportunidade de promoção dos valores do respeito pela diferença e despertar para a necessidade de todos darmos um contributo para uma sociedade onde a igualdade de oportunidades seja um elemento central.
Na promoção de uma nova atitude cívica e no âmbito do trabalho que o Governo Civil de Lisboa desenvolve com os jovens, em especial nas áreas da segurança, da segurança rodoviária, na protecção civil e na defesa das florestas, mas também na afirmação de uma estratégia de combate às incivilidades e de respeito tolerante pela diferença, certamente acolheremos o projecto como uma boa referência no Distrito de Lisboa.
Em breve daremos mais informações sobre a realização de alguns espectáculos do projecto “Som e Silêncio”, nos territórios onde intervimos directamente. Em todo o caso, pelo seu elevado potencial cívico, o Governo Civil de Lisboa deseja-vos os maiores êxitos.
Com os melhores cumprimentos,
O Governador Civil de Lisboa
António Galamba”
Foi desta forma que com muita alegria que a Nova Frente Juvenil recebe este apoio institucional dando cada vez mais força a este projecto inovador que com toda a certeza que irá marcar diferença nas escolas portuguesas!
Muito obrigado ao Governo Civil de Lisboa!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que é o Som & Silêncio?

A cantora Paula Teixeira, desenvolve desde 2005 um projecto multigeracional que alia os dois mundos da sua carreira – a música e ausência de sons. Chama-se SOM & SILÊNCIO.
Este projecto consiste num concerto acústico, mas muito pedagógico, onde Paula Teixeira apresenta os seus temas musicais a crianças, jovens e adultos, convidando-os a viajar por estes dois mundos aparentemente opostos, numa comunhão entre a Música e a Língua Gestual Portuguesa. O público é levado a descobrir novos horizontes de aprendizagem e partilha, dando um novo significado à palavra Comunicação.
Esta iniciativa pode ter lugar em auditórios, salões de escolas, bibliotecas, museus, ao ar livre e outros locais, desde que se reúnam as condições técnicas e logísticas necessárias para o desenrolar desta acção.
A actividade tem uma duração e um número de espectadores variável, adequado ao espaço e objectivos da entidade promotora. No Som & Silêncio dão desenvolvidas várias dinâmicas pedagógicas, artísticas e lúdicas, adaptadas ao público-alvo e contexto da acção, dando sempre espaço e liberdade para responder às expectativas e curiosidades dos espectadores. A cantora apresenta-se normalmente acompanhada por dois músicos, apesar de por vezes convidar amigos cantores para pontualmente participarem no projecto.
O espectáculo tem viajado por todo o país com grande receptividade, cumprindo o mais dos objectivos propostos – a constituição para a consciencialização e educação social de crianças, jovens e adultos. Nesta sociedade de informação e na chamada era da globalização podemos e devemos chegar a todos, promovendo igualdade de direitos e oportunidades, valorizando as diferenças. O Som & Silêncio nasceu essencialmente para ser promotor da educação inclusiva, usando como ferramenta a mais universal de todas as linguagens – a música.

Nota Biográfica da Paula Teixeira



Paula Teixeira pisou pela primeira vez um palco aos 12 anos numa gala no Teatro Maria Matos.
Aos 16 anos começou a tocar guitarra e integrou em várias bandas.
Em 1998 foi premiada com o segundo lugar no programa Chuva de Estrelas interpretando “Reach” de Glória Estefan. Na mesma altura tirou o curso de intérprete de Língua Gestual Portuguesa transportando actualmente esse mundo do silêncio para a sua vida artística, levando a música a mais de 150 mil surdos nacionais.
Em 2001 lançou o seu primeiro álbum de originais PROMESSA.
Em 2003, gravou o segundo álbum ANJO AZUL, levando o selo “Aprovado” da Best Rock FM.
Em 2006 foi a protagonista do musical “Sexta-Feira 13” (homenagem aos Xutos e Pontapés) considerada uma das maiores produções musicais de sempre em Portugal.
15 dos seus temas integram em várias bandas sonoras de produções de ficção nacional. Cinco dos quais ainda não se encontram editados em nenhum álbum da cantora como por exemplo “Beijo do Sol” e “Os Lados da Vida”.
Paula Teixeira reuniu os profissionais com os quais mais se identifica, e foi beber as fontes que mais a inspiram para preparar o seu 3º álbum, que brevemente sairá para as bancas, dos quais se destacam Jaume Pradas, Nuno Oliveira, Daniel Lima, Marco Reis e Pedro Carvalho.
Conta em particular com o cantor e autor Jaume Pradas (com o qual grava um dueto em castelhano e português), que também se assume como autor, co-autor, produtor e uma ponte para o mercado hispânico, uma vez que adaptou todos os temas para castelhano, olhando claramente para a sua internacionalização.